segunda-feira, 20 de julho de 2009

Maurício de Sousa comemora 50 anos de carreira

Evolução dos traços da Mônica

Exposição em homenagem ao cartunista está em cartaz no MuBE, o Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo

Há 50 anos, o então repórter policial Maurício de Sousa publicou sua primeira tira de quadrinhos no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo). Era uma história vertical, sem texto, e estrelada pelo cachorro Bidu e seu dono, Franjinha, - personagens que, anos depois, ganharam uma turma, a Turma da Mônica.

Em comemoração ao cinqüentenário deste respeitado cartunista e “pai” dessa turma, o MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo, promove, até o dia 18 de agosto, a exposição Maurício 50 Anos. Durante esse tempo, Maurício de Sousa viu seus personagens saírem dos quadrinhos e ir para as telas do cinema, livros (os quais são atualmente publicados pela Editora Globo), teatro, parques, projetos especiais, se transformar em produtos licenciados, desenhos animados, gibis institucionais, exposições e outras mídias. Pela sua carreira, o cartunista também ganhou diversos prêmios, como o Yellow Kid, em 1971. Ao todo, são mais de um bilhão de revistas publicadas e mais de 200 personagens criados.

Viagem no tempo
A exposição em cartaz no MuBE é dividida em duas partes. A primeira mostra, década a década, a evolução de seus personagens, dos seus traços e da sua empresa - da primeira tira de Bidu e Franjinha, nos anos 50, ao lançamento dos quadrinhos da Turma da Mônica Jovem e das personagens Tikara e Keika, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, nos anos 2000.
A segunda parte da exposição é focada no lado artista de Mauricio de Sousa.
Neste espaço os visitantes poderão conferir uma coleção de quadros e esculturas, todas feitas como releituras de obras de grandes artistas. Em dezembro, as informações sobre a exposição serão compiladas em um livro, que ainda não foi batizado.
Documentário, livros e CD E a homenagem aos 50 anos de Maurício de Sousa não se restringe à exposição. Neste sábado, um documentário sobre o autor será exibido no The Biography Channel, da Sky, às 22h, em toda a América Latina.
Além disso, a Editora Globo acabou de lançar uma coleção de livros em que ele não é o ilustrador, e sim, o escritor.
Como parte da coleção “Contos de Maurício de Sousa” estão os títulos Vendo sem Enxergar (ilustrações de Anderson Mahanski), Falando com os Bichos (ilustrações de Thalita Dol), O Pelicano Mentiroso, O Ratinho Curioso e Eu Vejo (com ilustrações de Mauro Souza).
Outras novidades são os livros MSP 50 - Mauricio de Sousa por 50 Artistas Brasileiros, e Bidu 50 anos. A previsão é de que os dois sejam lançados em setembro, durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.
No primeiro, 50 ilustradores fazem, em seu próprio traço, histórias com personagens criados por Mauricio de Sousa.
Já no segundo livro, o cachorrinho azul surge em suas melhores histórias, em diferentes épocas.
Já a partir de agosto, no site Máquina de Quadrinhos, as crianças poderão criar suas próprias histórias da Turma da Mônica a partir de um banco de imagens com personagens, cenários, objetos e balões.
E como as canções também não poderiam ficar de fora, o CD Maurício, 50 Anos de Música, será lançado com mais de mil músicas que foram compostas para shows, desenhos animados, campanhas e programas especiais.

A direção do CD é de Marcio Araújo.


Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.