segunda-feira, 28 de setembro de 2009

CHILDHOOD BRASIL APOIA FILME SONHOS ROUBADOS



Selecionado para o Festival do Rio de Janeiro, o filme terá exibição a preços populares no próximo dia 1º de outubro, às 13h no cine Odeon

São Paulo, 28 de setembro de 2009 - A Childhood Brasil oferece apoio técnico e financeiro a projetos culturais, em especial audiovisuais, como uma das formas de trabalhar o seu foco de atuação, que é a proteção da infância contra o abuso e a exploração sexual. A proposta é sensibilizar, conscientizar e informar a população, despertando-a para um novo enfoque sobre o problema da violência sexual infanto-juvenil, que atinge índices alarmantes em nosso País. Recentemente, duas produções receberam verbas da organização, num total de R$ 200 mil. Além disso, a equipe da Childhood contribuiu com subsídios técnicos para as respectivas produções.
Sonhos Roubados, filme dirigido por Sandra Werneck, foi selecionado para participar do Premiére Brasil do Festival do Rio, que acontece até 30 de setembro. Baseado no livro As Meninas da Esquina – Diário dos Sonhos, Dores e Aventuras de Seus Adolescentes no Brasil, da jornalista Eliane Trindade, o filme aborda com poesia e sensibilidade a historia de três jovens da periferia carioca que, apesar da situação limite em que vivem – famílias desestruturadas, gravidez precoce e envolvimento em situações de exploração como meio de sobrevivência e satisfação de desejos de consumo – mantém seus sonhos de amar e construir um futuro melhor como qualquer adolescente.
Já o média metragem Afetosecretos, da psicanalista Graça Pizá, baseado na experiência de análise de mais de 3 mil casos de abuso sexual intra-familiar tratados na Clínica Psicanalítica da Violência, entre 1996 e 2006, amplia o potencial de disseminação do livro “ A Violência Silenciosa do Incesto” (Prêmio Jabuti) que foi apoiado pela Childhood Brasil em 2004.
Inovador, o filme traz uma abordagem artística sobre o incesto, utilizando recursos como poesia e metáforas visuais e mantendo o objetivo final de servir como material didático para a formação de profissionais que integram as redes de proteção à infância e adolescência, e consecutivo fortalecimento destas redes.
Afetosecretos foi lançado no Rio de Janeiro, em agosto deste ano e apresentado em sessões simultâneas em várias partes do País no dia 28 daquele mês. O filme integra um projeto mais amplo que inclui a publicação de um livro, formando um kit didático a ser aplicado em programas de formação de psicólogos e outros profissionais que atendem crianças e adolescentes vítimas ou em risco de abuso sexual.
“O cinema pode e deve colocar sua força de entretenimento, polemização e potencial de mídia a favor da ampla discussão do tema da violência sexual contra crianças e adolescentes pela sociedade”, diz Ana Maria Drummond, Diretora Executiva da Childhood Brasil. “E ainda são raras as obras que ousam tratar sobre o fenômeno sem distorções”, completa.

Sobre a Childhood Brasil
Braço nacional da World Childhood Foundation, criada por S. M. Rainha Silvia da Suécia, a Childhood Brasil (Instituto WCF-Brasil) foi fundada em 1999 e tem sede em São Paulo. Seu foco de atuação é a proteção da infância contra algumas das piores formas de violência: abuso e a exploração sexual. A organização apóia projetos desenvolvidos por outras ONGs em comunidades, fomentando experiências inovadoras de intervenção e contribuindo para o desenvolvimento de organizações de base. Em paralelo, desenvolve programas próprios, de amplo impacto. São programas que informam a sociedade, capacitam diferentes profissionais, fortalecem redes de proteção, disseminam conhecimento e influenciam políticas públicas, contribuindo para transformação positiva e duradoura para a causa.

Childhood Brasil
www.wcf.org.br

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Informações:
Bárbara Mayumi - barbara.mayumi@inpresspni.com.br
Tel.: (11) 3323-1620

Coordenação - Célia Nogueira – celia.nogueira@inpresspni.com.br
Tel.: (11) 3323-1601
www.inpresspni.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.