segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Suri e seu polêmico salto alto



Suri, filha dos atores Tom Cruise e Katie Holmes apareceu usando uma sandália de salto alto. A pequena tem apenas três anos e além do salto, usa batom e sempre está na moda – (mais até do que a mãe, dizem os comentaristas fashion).
Vontade não falta às meninas de estar nas alturas com os sapatos. O importante é saber se isso será prejudicial ou não à vida dessas pequenas criaturas vaidosas.
As adolescentes que usam salto podem ter a postura da coluna lombar, a pelve e as pernas comprometidas, concluiu uma pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em sua dissertação de mestrado recentemente defendida na USP, a fisioterapeuta Patrícia Angélica de Oliveira Pezzan também chegou à conclusão que as jovens entre 13 e 20 anos por ela pesquisadas podem ainda ter a marcha (a maneira de andar) também danificada. Isso porque ao usar o salto alto, o peso do corpo vai pra frente e muda o centro de gravidade para a parte anterior do pé. Como elas estão em fase de crescimento, isso faz mal para a postura.
Uma das conseqüências de saltos, inclusive os do tipo anabella, é aumento da lordose lombar e ainda o chamado “pé varo” – quando o peso do corpo é descarregado na lateral dos pés, o que pode causar torção no calcanhar.
Se o salto alto é maléfico para as adolescentes, o que dirá de uma menina de três anos?

Kátia Mello


Mulher 7x7
Revista Época


Veja também:

http://anjoseguerreiros.blogspot.com/2009/09/qual-e-o-limite-para-vaidade-infantil.html

Um comentário:

  1. aiai my eggs msm,criança usando salto.. ta mudando td msm..

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.