domingo, 27 de setembro de 2009

"O pedófilo nunca sente culpa"


Por Maria Mazzei

Há oito anos atendendo condenados por pedofilia, a psiquiatra Rita Jardim convive de perto com dramas como o da aluna A., hoje com 16 anos, que acusa o professor P. de, durante quatro anos, tê-la assediado. Como O DIA publicou quarta-feira, os encontros aconteciam dentro de salas vazias de um dos melhores colégios particulares do Rio.
A psiquiatra trabalha no sistema penitenciário do estado e acompanha os relatos dos presos. É ela quem analisa o perfil do pedófilo e garante que ele não tem cura. “Sempre explico ao juiz que dentro do sistema penitenciário não há crianças, por isso o preso por pedofilia apresenta bom comportamento. Deixo claro que, quando ele sair, não há como garantir que não vai atacar novamente”, explica.

O DIA: Há algum sinal que indica para os pais que a criança está sendo vítima de um pedófilo?
Rita: –Normalmente a criança não fala. E os pais não percebem, a não ser que ela apareça machucada. Um dos sintomas que ela pode apresentar é a agressividade, o isolamento e perder o interesse pelo que fazia. O rendimento na escola cai. Nós, adultos, conseguimos verbalizar os sentimentos e temos condições de nos defender. A criança, não.

O que os pais podem fazer para proteger os filhos desse tipo de abusos?Eles precisam prezar mais o contato familiar. É importante criar pequenas rotinas, como um lanche à noite, por exemplo. É preciso e possível reunir a família nem que sejam 30 minutos por dia. Nesses momentos os pais podem perceber algo diferente no comportamento dos filhos, perguntar como foi o dia deles e conversar sobre assuntos sérios. É importante que isso seja na hora de comer, porque obriga a família a se sentar e conversar. Os pais devem ficar atentos com quem o filho conversam na Internet e quais sites visitam, porém, sem que a criança ou o adolescente se sinta vigiado.

Há uma faixa etária em que a criança fica mais vulnerável ao abuso?O pedófilo sente atração pelas crianças de aparência frágil. Os que se interessam por meninos preferem aqueles com idade entre nove e dez anos. Estudos comprovaram que eles olham para o menino e se identificam, se veem nele. O interesse por meninas é o que chamamos de perversão sexual. É mais fácil controlar meninas do que mulheres.

Como um pedófilo ganha a confiança da vítima?Ele entra no mundo da criança. Fala de assuntos do interesse dela, oferece balas, presentes. Depois começam os carinhos e os toques. Vai entrando na esfera sexual sem que a criança perceba. No início ela gosta. É normal, todo mundo gosta de carícias. Mas conforme vai crescendo, começa a entender o que está acontecendo, e não quer mais. Aí surgem as agressões e as ameaças, que devem ser levadas a sério, porque o pedófilo nunca sente culpa. Ele mata porque perde o interesse pela vítima ou porque sente prazer de vê-la sofrer.

No caso de professores e alunos é mais fácil identificar o abuso?Nunca é fácil se a vítima não falar. Acompanhei o caso de um pedófilo denunciado pela vítima 20 anos depois. Ele era professor de artes marciais e tinha abusado do aluno durante dois anos. Vinte anos depois, quando a vítima já era um homem e nunca havia contado o abuso sofrido, viu a foto do mesmo professor abraçado com o filho de um amigo dele. Desesperado e com a certeza que o menino também estava sendo vítima dos abusos, contou tudo para o amigo. E tinha razão. O professor foi preso e condenado pelo crime.

No caso da jovem A. e do professor P., houve um período de dois anos em que ela se disse apaixonada. Como isso é possível?O pedófilo sabe o que fazer para conquistar uma criança, da mesma forma que um homem maduro sabe o que fazer para conquistar uma mulher mais nova. O professor sabia como agradá-la e onde tocá-la. Sabia como atrair a atenção de uma menina de 12 anos falando de assuntos do mundo dela, o que um menino da mesma idade dela nunca conseguiria.

Depois de quatro anos sofrendo os abusos, a jovem A. acabou contando para a mãe. Geralmente, quanto tempo demora para uma vítima denunciar o pedófilo?Percebo que do momento que a vítima resolveu denunciá-lo até o período que ela relata ter começado os abusos, já se passaram anos. Quando acontece de ser descoberto rápido foi porque a vítima tinha machucados e a mãe ou algum parente percebeu.

Ao analisar a maneira de agir dos pedófilos condenados, há alguma característica que esteja presente na maioria dos casos?O pedófilo nunca sente culpa. Ele é frio e nunca confessa o que fez, a não ser que sinta prazer em contar com os mínimos detalhes. Muitos colocam a culpa na vítima, alegando que foi ela quem o seduziu. Geralmente, eles são tímidos, solitários, solteiros, têm dificuldades para se relacionar com mulheres e são inseguros, por isso preferem as crianças.

Os abusadores costumam atacar mais de uma vez?Um pedófilo não ataca mais de uma criança ao mesmo tempo, ele foca em uma e ela passa a ser o seu objeto de desejo. Pode demorar anos para atacar novamente, mas vai atacar.

O comportamento pedófilo tem idade para se manifestar? O indivíduo já nasce com tendência a desenvolver essa doença?
O transtorno começa na adolescência, embora alguns indivíduos relatem não terem sentido atração por crianças até a meia-idade.

O pedófilo tem cura?Não. Alguns especialistas sugerem a castração química, mas entendo que isso não resolve porque ele também sente atração pelo toque e em acariciar crianças, e para isso não precisa haver penetração ou ereção. A castração química é a aplicação de doses hormonais para conter a libido, mas o problema do pedófilo está também no pensamento. Há impotentes, por exemplo.

Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.