sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Pesquisa aponta: programas sociais diminuem violência em bairros do Recife


De acordo com a SDS, desde 2005 o número de homicídios em Santo Amaro tem diminuído; pesquisa da FGV também apontou que os moradores se sentem mais seguros com os projetos implantados nos bairros
Da Redação do pe360graus.com

Uma pesquisa aponta que o número de assassinatos e outros crimes cometidos em bairros considerados violentos no Recife está em queda. De acordo com o estudo, quem tem contribuído para a cultura de paz são os programas sociais desenvolvidos nessas comunidades.
O bairro de Santo Amaro é um exemplo dessa mudança. Durante muito tempo o local era cenário de vários crimes, principalmente tráfico de drogas e assassinatos, o que acabou rendendo a fama de bairro violento e o mais perigoso do Recife. Mas esse quadro mudou. Pelo levantamento da Secretaria de Defesa Social (SDS), em 2005, 72 pessoas foram mortas na comunidade e em 2006 o número se manteve. Em 2007, foram 59 vítimas. No ano passado, começou a baixar e foi para 31. Este ano, de acordo com os dados colhidos até setembro, aconteceram apenas 14 homicídios no bairro.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que 77% dos moradores entrevistados se sentem seguros com o projeto implantado no bairro, Território da Paz, que reúne ações sociais e de combate à violência. "A comunidade está mais calma, antigamente estava pior", disse uma moradora.
"Você agrega combate à criminalidade que é indispensável através da atuação da polícia, mas você tem que trazer alguma esperança, algum valor para aquela comunidade no que diz respeito a trabalho, lazer, saneamento e uma série de outras ações que fazem em conjunto a diferença em relação ao resultado", disse o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva (foto 3).
Dentre as ações, tem o programa Vida Nova, desenvolvido nos centros de juventude. Em Santo Amaro, o programa atende 400 jovens, que, por um ano e meio, participaram de vários cursos. Para alguns, a vida mudou bastante. "Eu era uma pessoa que tinha a vida pessoal e social comprometida porque usava drogas. Hoje em dia eu nem penso em fazer isso, pelo contrário, trabalho em prol de conscientizar outros jovens", disse o monitor do programa Vida Nova, Flávio Ferreira.
Esse mesmo sentimento foi compartilhado pelo rapper MC Júnior. “As pessoas olhavam para mim e viravam a cara, me desrespeitavam, diziam que eu era um pobre favelado que não podia realizar o que eu queria. De repente eu vi que tinha uma fila muito grande no projeto Vida Nova de pessoas para se inscrever e eu disse ‘Deus, será que esse lugar vai ser a minha mudança?’, e minha mudança foi aqui dentro", relatou.
Mas nem todos os jovens conseguiram um novo caminho para seguir. Dos 400 participantes, apenas 10% conseguiram emprego com carteira assinada, aproximadamente 20% estão no mercado informal e outros 60% ainda continuam desempregados.
O gerente do programa, Joelson Rodrigues disse que o Vida Nova vai continuar tentando inserir esses jovens no mercado de trabalho. "Vão ser feitas aproximações, contatos com as famílias, vendo quais são as possibilidades para que isso seja feio de forma gradual, mas essas oportunidades não vão se esgotar agora, vamos entrar em contato com empresários e continuar os inserindo em outras ações", disse.
A preocupação em manter e ampliar os programas se justifica porque não só em Santo Amaro, como em todo o Recife, a violência tem diminuído. Desde outubro do ano passado o número de homicídios caiu 16,42%, de acordo com o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Mais crimes foram resolvidos e mais inquéritos foram enviados à Justiça. “Antigamente tinham 15 inquéritos emitidos para quatro juízes e cinco promotores e hoje a demanda é de 100 inquéritos emitidos por mês”, disse o gestor do DHPP, Joselito Amaral.
Só que o problema da impunidade não foi resolvido. "As representações ultrapassam as mil solicitações e dessas mil temos hoje 850 pedidos de prisão pesando no Judiciário", afirmou Joselito Amaral.
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jones Figueiredo, disse que a previsão é de que esse quadro se modifique. "Estaremos agora no início de outubro, na capital, em Jaboatão dos Guararapes, na comarca de Caruaru e em Igarassu realizando julgamentos simultâneos no Tribunal do Júri”, garantiu.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.