terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tumulto em distribuição de alimentos mata pelo menos 18 no Paquistão


Pelo menos 18 mulheres e crianças morreram e dezenas ficaram feridas num tumulto nesta segunda-feira durante uma distribuição gratuita de farinha na cidade de Karachi, no sul do Paquistão, segundo as autoridades locais.

A farinha estava sendo distribuída em um bairro pobre e movimentado da cidade por uma instituição de caridade na última semana do mês sagrado do Ramadã.
Segundo o correspondente da BBC em Islamabad Aleem Maqbool, as vítimas morreram sufocadas e pisoteadas.
De acordo com ele, testemunhas afirmaram que o policiamento no local da distribuição era “inadequado”.
A multidão e o tumulto no local do incidente dificultaram o acesso de ambulâncias e de equipes de resgate.
Um dos homens responsáveis pela distribuição do alimento foi preso. Segundo a polícia, não houve aviso prévio para advertir os policiais sobre o evento.

Pobreza
Muitos muçulmanos distribuem comida durante o mês do Ramadã. Segundo Maqbool, esse tipo de distribuição tem ocorrido pacificamente nos últimos anos, mas a situação precária da economia do Paquistão e a carência das camadas mais pobres da população podem ter sido fatores que contribuíram para a tragédia em Karachi.
Ele afirmou ainda que os preços dos alimentos básicos, como a farinha, tiveram um aumento de preços significativo na cidade e o governo encontra dificuldades em ajudar um número cada vez maior de pessoas afetadas pela pobreza.
O presidente do país, Asif Ali Zaradari, lamentou as morte e pediu uma investigação sobre o incidente.


BBCBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.