quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Tireoide pode sofrer alterações na gravidez


Especialista fala sobre a importância de avaliar a tireoide na gestação

A gravidez afeta o funcionamento da tiroide?
Sim. Porque a imunidade do corpo da mulher fica alterada pela presença do bebê, um hóspede estranho. Toda grávida tem a tireoide afetada, mas a maioria das vezes essa alteração fica dentro da normalidade. Quando o funcionamento fica mais lento, felizmente ocorre o hipotireoidismo, que atinge cerca de 5% das gestantes.

Por que felizmente?
Porque é mais fácil de tratar do que o hipertireoidismo, que acontece quando o metabolismo fica mais rápido, acelerando os batimentos cardíacos da mãe e do feto. Essa condição afeta mais ou menos 2% das grávidas. E, em 80% dos casos não tratados, ocorre parto prematuro ou aborto. Grávidas com histórico familiar têm mais chances de ter o problema.

Quais os sintomas do hipertireoidismo?
Emagrecimento, taquicardia, suor e uma inquietação exagerada que leva a tremores durante o dia e à insônia à noite. Na maioria das vezes, o processo de imunidade do corpo fica acelerado para sempre.

Existem exames para detectar o problema na gestação?
Sim, são dois exames de sangue. Mas os obstetras não costumam pedir por desconhecer a importância da tiróide na gestação. O hipertireoidismo deve ser detectado ainda no primeiro trimestre para que não ocorra danos no desenvolvimento cerebral do feto.

Lino Sieiro Netto, doutor em endocrinologia


Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.