terça-feira, 15 de setembro de 2009

Chuvas: HC alerta para riscos das pessoas contraírem hepatite A


Doença altamente contagiosa, cuja transmissão ocorre, na maioria dos casos, pela ingestão de água ou alimentos contaminados com o vírus.

As fortes chuvas aumentam os riscos das pessoas contraírem hepatite A - doença altamente contagiosa, cuja transmissão ocorre, na maioria dos casos, pela ingestão de água ou alimentos contaminados com o vírus. O alerta é da hepatologista Suzane Kioko Ono-Nita, do Serviço de Gastroenterologia Clínica do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com a médica, as enchentes podem levar água de esgoto aos rios, lagos, mares e piscinas, ampliando as chances de contaminação. “É importante evitar tomar água sem procedência conhecida ou bebidas que contenham cubos de gelo feitos a partir dessa água”, explica a médica.
A hepatite A acomete 1,4 milhão de pessoas a cada ano, em todo o mundo. A transmissão é via fecal-oral, ou seja, o vírus eliminado nas fezes chega à boca pela falta de lavagem das mãos da pessoa infectada. “É fundamental que as pessoas lavem bem as mãos após ir ao banheiro e sempre antes de manusear os alimentos”, informa.
A doutora Suzane ressalta que frutas, saladas e vegetais crus não higienizados adequadamente devem ser evitados. “O consumo de carne crua / mal passada e de frutos do mar também requer atenção redobrada”, orienta.

Sintomas

A doença pode ser assintomática ou sintomática. O período de incubação do vírus da hepatite varia de 20 a 50 dias (ou mais em crianças). As pessoas infectadas podem transmitir a hepatite A antes dos sintomas aparecerem.
Quando sintomática, a doença pode apresentar-se como um quadro gripal (febre, calafrios e sensação de fraqueza generalizada). Na fase avançada, os sintomas são náuseas, icterícia (amarelamento dos olhos e da pele), urina escura, fezes de cor clara, dor abdominal e fadiga.
Geralmente, a hepatite A não evolui para infecção crônica, embora a recuperação completa possa levar várias semanas e raramente se apresenta de forma fulminante.

Redação
eAgora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.