quarta-feira, 16 de setembro de 2009

OAB discorda de PL que autoriza castração química


Disque Direitos Humanos criado por Aécio Neves registra média diária de 43 denúncias contra crianças e adolescentes

O Disque Direitos Humanos (0800 031 1119) recebeu, até agosto deste ano, uma média de 43 denúncias por dia de crimes contra crianças e adolescentes. No total, foram 2451 denúncias, desempenho 30% superior ao alcançado em 2008, quando o serviço foi acionado 1.889 vezes. Violência física intrafamiliar (796), negligência e abandono (772) e abuso sexual extrafamiliar (149) foram os crimes mais denunciados neste ano.
De acordo com o subsecretário de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), João Batista de Oliveira, o aumento das denúncias comprova a credibilidade do atendimento ofertado pelo Disque Direitos Humanos. “A população confia no serviço e liga. É um ato de cidadania denunciar as mazelas da nossa sociedade, principalmente quando o assunto é criança e adolescente”.
João Batista de Oliveira lembra que o crescimento das denúncias está diretamente ligado à Campanha Proteja Nossas Crianças, lançada em maio de 2008 e coordenada pela Sedese, pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).
Além de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes, o subsecretário ressalta que o serviço recebe todo tipo de violação dos direitos humanos. “O Disque Direitos Humanos é primeiramente uma ferramenta de informação para toda a população mineira”. Segundo ele, ainda este ano, novas campanhas temáticas serão realizadas para estimular o aumento das denúncias de crimes contra idosos, mulheres e homossexuais.

Disque Direitos Humanos

A população pode recorrer ao Disque Direitos Humanos (0800 031 1119) para denunciar crimes como abuso de poder, administração urbana e pública, assistência ao preso, assistência jurídica, assistência social, drogas e alcoolismo, meio ambiente, relações de consumo, entre outras violações. O serviço também oferece orientações relacionadas a esses assuntos. As denúncias são encaminhadas para os conselhos específicos, delegacias e redes de assistência e apoio. A ligação é gratuita e sigilosa.

Fonte: Minas em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.