notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
domingo, 23 de agosto de 2009
Recém-nascido é abandonado dentro de caixa no interior de São Paulo
SÃO PAULO - Está internado em uma maternidade de Bauru, a 323 quilômetros da capital paulista, um recém-nascido que foi abandonado logo após o parto no sábado. A criança passa bem. A polícia agora vai tentar encontrar a mãe do bebê, que deve responder processo por abandono de incapaz.
O bebê foi encontrado por Maria de Oliveira, que caminhava com o cachorro pelo bairro, quando viu uma caixa de papelão com um edredom na calçada. Ela percebeu que algo se mexia e descobriu o bebê. Ele foi encontrado por volta das 6h, quando a temperatura na cidade estava em torno de 9 graus, uma das mais baixas registradas neste ano na cidade.
O recém-nascido foi levado para uma maternidade pela Polícia Militar. Segundo os médicos, ele não corre risco de morte e o quadro dele é estável. O menino é branco, tem 44 centímetros e pesa quase três quilos. O Conselho Tutelar foi acionado e ficará responsável pela criança. Seja qual for o resultado, o bebê já tem uma candidata à mãe, a mulher que o encontrou. Maria Oliveira já manifestou a intenção de ficar com o menino.
À respeito da matéria, o blog amigo "Filhos Adotivos" postou e nós endossamos:
Entregar seu filho para adoção NÃO É CRIME!!!
Não é crime entregar seu filho para adoção, é um direito seu. É CRIME: abandonar na rua, na porta de alguém, no meio do mato, no lixo, jogar no rio… ISSO É CRIME e da CADEIA.
As informações abaixo foram retiradas do site do Tribunal de justiça do DF:
Interessados em Entregar para AdoçãoAs mães ou familiares que se encontrem em situação de potencial entrega da criança ou adolescente em adoção devem procurar a equipe interprofissional da Seção de Adoção da VIJ-DF (Vara da Infância e Juventude).
Em caso de criança ainda em gestação, é importante que procurem a VIJ antes do nascimento, a fim de receberem melhor acompanhamento psicológico e orientação da equipe interprofissional da Seção de Adoção. Após o nascimento, ainda no Hospital, a VIJ-DF deverá ser imediatamente comunicada e a mãe, após a alta hospitalar, deverá se pronunciar perante o Juiz quanto à sua renúncia do poder familiar. Caso confirmada a entrega em adoção, a criança será imediatamente cadastrada para entrega a requerente habilitado.
Horário de Funcionamento
A 1ª Vara da Infância e da Juventude - VIJ funciona para atendimento ao público das 12h às 19h, no SGAN 909, lotes D/E, Asa Norte, Brasília - DF, CEP 70790-090. É na Asa Norte próximo ao CEUB.
Telefone da Seção de adoção e entrega de crianças para adoção:(61) 3348-6713
Estes dados são do DF. Procure a Vara da Infância e Juventude da sua cidade.
Mas esteja bem ciente que adoção é irrevogável, ou seja, a partir do momento que o juiz der a sentença de adoção concluída para o adotante, a mãe biológica perde todos os direitos em relação a criança.
Não abandone seu filho na rua, isso não se faz nem com um animal, entregue-o de forma Legal!!!
Fonte: O Globo e "Filhos Adotivos"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Verbratec© Desktop.
Carmen, pode pegar a matéria que vc quiser querida, qto mais informarmos as pessoas, melhor será.
ResponderExcluirEssa informação de entregar o filho na VIJ infelizmente não é passada pelos meios de comunicação, não sei se por medo que muitas mulheres comecem a doar seus filhos, deve ser isso. Eu não vejo dessa forma, acredito que é melhor informar do que termos esses inumeros casos de abandono e acredito que é melhor doar e dar a chance dessa criança ser criada por uma família que a ame do que por uma mãe que a considera um estorvo, que não queria estar com ela. É úma informação extremamente necessária.
beijinhos no seu coração
Ahhh e tem outro detalhe importantissimo, agora com a nova lei, a partir dos 18 anos, a pessoa tem direito de saber quem são seus pais biológicos e sua história (história que já deverá ter sido contada desde sempre por seus pais adotivos). Imaginem que sensação horrivel saber que vc foi largado no lixo, na rua, no rio...??? Por esses e outros motivos a divulgação dessa informação já deveria ser em massa.
ResponderExcluirbeijinhossssssss
Querida amiga Letícia, você tem toda razão!Vamos preparar algomaior neste sentido.
ResponderExcluirbeijos carinhosos
Carmen e Mmaria Célia
O que leva uma peste dessa fazer isso tem camisinha engravidou por que quis nâo quer nâo casse ta minha querida
ResponderExcluir