segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Avelós: Esperança Brasileira no Tratamento do Câncer


Surge mais uma nova e grande esperança no combate ao câncer. Este arbusto da foto, chamado entre outros nomes de “avelós”, poderá ser a chave para a cura, ou ,senão, o controle da doença.
O interessante é que esta planta a princípio é considerada tóxica pela resina (látex) que produz, mas a sabedoria popular, de há muito reconheceu nela as propriedades curativas. Esperemos que não seja apenas mais uma esperança e se converta mesmo em efetiva medicação, até porque será um remédio cuja patente deverá ser brasileira, uma vez que as pesquisas estão sendo conduzidas por uma equipe nacional.

Família: Euphorbiaceae.

Sinonímia Botânica: Euphorbia rhipsaloides Lem., E. Viminalis Mill.

Nomes Vulgares: Avelós, coroa-de-cristo, espinho-de-cristo, espinho-de-judeu, espinho-italiano, árvore-de-são-sebastião, pau-sobre-pau.

Descrição Botânica: Arbusto grande, semi-lenhoso, de 3-5 m de altura, lactescente, com inúmeros ramos verdes, suculentos, cilíndricos, praticamente sem folha. As flores são pequenas, raras e chegam a passar despercebidas.

Ecologia/Fenologia: Usada a pleno sol, prefere solo arenoso e rico em matéria orgânica (bem adaptada a solos secos e pobres) , clima quente e úmido.

Parte Tóxica: Látex.

Principio Ativo: Toxalbumina (4-deoxygenol).

Dose Letal: Não encontrada em literatura.

Principais Sintomas em Caso de Intoxicação: Intensa queimação, (keratconjutivite), pálpebras inchadas, dor ardente do globo ocular, visão borrada, erosão do epitélio córneo, acuidade visual diminuída, fotofobia, cegueira temporária.

Antídoto/Tratamento: Ver Euphorbia milii.

Outros Usos/Observações: Na África Oriental o uso medicinal indevido do látex ocasionou mortes

Cientistas e médicos brasileiros estão testando em humanos o potencial de uma erva amazônica para o tratamento do câncer. Provavelmente seja a primeira vez que o Brasil submete um medicamento dessa natureza, obtido em solo nacional, aos rigorosos testes médicos para a aprovação de uma nova droga.
A planta é a avelós (nome científico Euphorbia tirucalli), típica das regiões norte e nordeste do País. Sua ação medicinal já era mencionada na cultura popular, o que motivou a indústria farmacêutica a analisar sua ação em células em cultura e em animais. Os resultados foram bastante promissores.
Ao que tudo indica, a substância age nas células do câncer induzindo a apoptose — uma espécie de suicídio celular. “É o que chamamos de morte celular programada”, explicou ao G1 Auro Del Giglio, gerente do programa integrado de oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e um dos coordenadores do estudo. “Em células normais, é um procedimento que acontece para a renovação das células, com as antigas dando lugar às novas. Mas nas células do câncer isso quase nunca acontece, e a idéia é exacerbar essa tendência.”
Com isso, a droga tem o potencial para, caso não haja a regressão, pelo menos conter ou reduzir o avanço da doença, induzindo a apoptose de muitas das células do tumor. Não custa lembrar que o câncer é basicamente um agrupamento de células que se rebelaram contra o corpo, multiplicando-se enlouquecidamente e consumindo os recursos do organismo todo em prol de seu próprio crescimento. Simples de descrever, dificílimo de tratar.

Sem apressar conclusões

In vitro, a droga funcionou contra colônias de células de câncer de mama, melanoma e outros tipos de tumor. Mas ainda não dá para dizer que o remédio vá funcionar em humanos. “Nesse primeiro estudo, de fase 1, o que a gente faz é descobrir a dose certa”, diz Del Giglio. “É um estudo para identificar a toxicidade e a segurança do medicamento.”
O estudo está sendo realizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, que em 2008, pretendia concluir o estudo e iniciar a fase 2 — que envolve um grupo maior de pacientes com o objetivo de identificar o real potencial da droga como tratamento para tipos específicos de tumores– em 2009.
A partir daí, os cientistas já miram buscar aprovação da droga para que chegue às farmácias, embora tenham ainda de ser conduzidas outras duas fases de estudos, de grande porte, para concluir o ciclo pelo qual passam todos os medicamentos antes de obter aprovação das autoridades competentes.
Na fase preliminar dos estudos, a equipe estava animada com os avanços: “Do que eu tenho notícia, é o primeiro estudo rigoroso conduzido com um medicamento herbal brasileiro para câncer”, disse Del Giglio. “Está todo mundo muito entusiasmado justamente por conta disso.”
O trabalho está sendo conduzido em parceria com a empresa PHC Pharma Consulting, com sede em São Paulo.

Fonte: Salvador Nogueira para o G1
Retirado do blog "Olhar Global"

20 comentários:

  1. Boa noite !
    Estou enfrentando um câncer de intestino em um familiar, gostaria de saber se já existe alguma informação adicional com relação a utilização de avelós no combate ao câncer. Solicito, por favor, caso exista mais alguma informação um contato. Resido em Pelotas no Rio Grande do Sul e tomei conhecimento que o uso de avelós, aliado a quimio e radioterapia, conseguiram curar 1 pessoa de câncer no reto.

    ResponderExcluir
  2. boa noite,meu irmão tem cancer no estomago egostari de encontrar esta planta maravilhosa moramos em porto alegre,poderia me informar onde encontro em porto alegre.obrigada

    ResponderExcluir
  3. Por favor,gostaria de saber como faço para adquirir a planta em Porto Alegre,moro na zona Norte, é uma esperança para a minha mãe de auxiliar no tratamento do cancer.Aguardo retorno, por favor me auxilie!
    Obrigada desde já
    Michele

    ResponderExcluir
  4. Querida Michele, aguarde um pouco que vamos tentar descobrir o nome aí, através de familiares.
    Tenha fé.
    Abçs

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se esta planta pode rá ser usada em metástase na coluna cervical. Pelo menos para retardar ou amenizar progesso que ocorre na metástase cervical.

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite eu postei a dúvida sobre o uso da Avelos em tratamento de cancinoma de mama com metástase lifondo cervical. Por que me falou desta planta, foi um médico, que soube que um pessoa que tinha câncer o intestino ficou curada tomado 3 gotas da seiva desta planta.Que até os médicos ficaram surpresos pela cura.Mas minha dúvida que está planta ainda está em estágios de testes e qual toxidade desta e adose a ser . Agradeço qualquer informação. ´Por ser ser uma planta de origem do norte e nordeste do país como conseguir no Rio grande do Sul? E se poderá ser manipulada seu extrato? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite tenho um carcinoma espinocelular bem diferenciado no pé esquerdo, quero saber se essa planta pode tratar esse tipo cancer e onde eu acho.
    Sou de Franca - SP

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber quanto tempo pode se fazer o uso dessa planta.

    ResponderExcluir
  9. BOA TARDE!
    Tal como a pessoa que escreveu antes de mim, gostaria de saber o tempo que se devia tomar o Avelos, o meu marido toma á cerca de 4 meses, tem cancer no intestino, e já operou 6 vezes, agora ja não pode operar mais, esta a sentir-se muito bem com este tratamento
    bj Fatima

    ResponderExcluir
  10. Vou colocar seu comentário na pg do blog para ver se a pessoa q fez ou faz uso ainda kleia e esclareça.
    Isso sobre o tempo não nos foi passado.
    Boa sorte
    Abraços
    Maria Célia

    ResponderExcluir
  11. a aveloz verdadeira mente cura o cancer sim confirmaçao de um medico homeopata que ja fez o tratamento em pessoas, so que a anviza nao quer a manipulaçao deste produto pois lhe daria muito prejuizo.

    ResponderExcluir
  12. O mito deq/ avelós cura cancer é mentira meu sogro teve envenenamento c/ o liquido q/ se extrai dessa planta ao cortá-la e quase morreu por intoxicação venenosa portanto isso é mentira não use essa planta pois ela pode matar, pode acreditar.

    ResponderExcluir
  13. Existe o risco de envenenamento e por isso as pessoas devem consultar seus médicos antes do uso.
    A dose errada pode até matar.

    ResponderExcluir
  14. 10/05/2012 olá meu nome é mercedes/ituverava/sp

    Minha mãe já estava desenganada pelos médicos e começou a tomar uma única gota em meio copo de agua 3 x ao dia faz um mes, ela em uma semana já não sentia mais dor e hj com um mes já saiu da cama esta com uma aparencia muito boa não sente mais nada nem parece a mesma pessoa eu e minha familia estamos muito mais muito felizes pois já sentiamos a perda da minha mãe, agradeço a Deus toda hora cada minuto , desejo a todos os doentes q tenham essa doença a cura...

    ResponderExcluir
  15. Olá, o meu nome é Inês, e estou a postar pois gostaria de obter avelós para ajudar uma pessoa muito querida, o meu sogro, mas estou em Portugal e nao sei como fazer para comprar a planta ou mesmo o extracto. Alguém me sabe indicar como me poderei mexer para o comprar? Muito obrigado e muita força a todos...

    ResponderExcluir
  16. Sou estudioso da Planta dos Milagres Avelóz, posso ensinar você tudo que depender do Avelóz, abraços, Paulo Lima, (www.opoderdasplantas.com.br) paulolimaopoderdasplantas@gmail.com (21) 3393-5869

    ResponderExcluir
  17. Gostaríamos que você mandasse alguma coisa, aos poucos, sobre a matéria para postarmos.
    Agradecemos
    Abçs
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  18. quero saber como conseguir o aveloz aqui no parana,moro em pato branco,minha mae esta sofrendo muito me ajudem por favor obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Minha mãe foi diagnosticada com estágio quatro câncer de cólon cerca de um ano atrás, ela teve uma viagem muito difícil. Ela teve duas rodadas de quimioterapia, a radiação redondo ou Y90 e agora estão experimentando insuficiência hepática. Icterícia, um fraco apetite e depressão são alguns dos seus sintomas. Fiquei imaginando o que outro tratamento que ela tem (por exemplo, um transplante de fígado ou um ensaio clínico) e também quanto tempo ela tem que viver. Minha mãe é meu melhor amigo e herói, ela dura tanto quanto seus entes queridos fazer também, mas um primo meu veio em nosso socorro, ordenando o óleo de cânhamo a partir de uma Fundação. Até agora, o medicamento mostrou eficaz, agora minha mãe pode fazer coisas que ela nunca poderia fazer antes, eu estou tão feliz que eu decidi usar este meio para alertar todos os pacientes com câncer que, com óleo de boa cânhamo, você pode definitivamente vencer o câncer. Se acontecer de você estar na necessidade de este medicamento, você pode contatar o Dr. Gareth em seu e-mail: drwalshmedicalservice@outlook.com.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.