segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dia 24/08 - Dia da Infância


De acordo com a Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, 62 milhões de brasileiros têm menos de 18 anos. As crianças são especialmente vulneráveis às violações dos direitos, à pobreza e à iniqüidade no País.
O índice de pobreza infantil é de 44% no Brasil, passando a 78% entre as crianças negras. Mais de 70% das crianças pobres nunca foram à escola durante a primeira infância. Há 800 mil crianças de 7 a 14 anos fora da escola.
De cada 100 alunos que entram no ensino fundamental, apenas 59 terminam a 8ª série e, destes, somente 40 concluem o ensino médio. A evasão escolar e a falta às aulas ocorrem por diferentes razões, incluindo violência e gravidez na adolescência.

Dia da Infância: MPT lança gibi sobre Trabalho Infantil
Aprenda sobre os direitos das crianças e dos adolescentes com a turminha da Clara e do Rafael

O gibi Brincar, estudar, viver…trabalhar só quando crescer é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho através do projeto “MPT na Escola”, que vai possibilitar a alunos de escolas públicas de todo país o acesso a informações sobre trabalho infantil, como forma de prevenção e erradicação desse tipo de exploração.
O enredo trata da aventura de Rafael, Clara, Ana, Dudu e o professor Júlio com os conteúdos do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Constituição Federal Brasileira.
O projeto é da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT. Segundo a coordenadora nacional e procuradora do trabalho no Paraná, Mariane Josviak, o MPT na Escola consiste na produção, distribuição e utilização de material de apoio pedagógico sobre prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente nas escolas de ensino fundamental.

Para baixar o gibi acesse aqui

Fonte: Portal Pró-Menino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.