terça-feira, 28 de julho de 2009

AM: Fundação Dr. Thomas registra 69 denúncias de maus tratos a idosos

MANAUS – A Fundação Doutor Thomas, em Manaus, registrou 69 denúncias de maus-tratos contra idosos nos seis primeiros meses deste ano, segundo balanço semestral divulgado hoje (28) pela entidade municipal.Segundo a diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas, Martha Cruz, os casos mais frequentes são de abuso financeiro e psicológico, negligência, abandono e abuso físico. Conforme as estatísticas da fundação, o agressor geralmente é filho, mora com o idoso, tem histórico de uso de drogas ou bebidas alcoólicas e é dependente economicamente do idoso.Os dados da entidade apontaram que, das 69 solicitações, 39 referiam-se a idosos do sexo feminino e 30 do sexo masculino. Em todos os casos, de acordo com Martha Cruz, os procedimentos foram realizados pelo Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (PADI), caracterizado pela realização de visitas às casas por psicólogos e assistentes sociais.Além do disk-idoso, as visitas são geradas pelos encaminhamentos da Delegacia Especializada de Atenção à Pessoa Idosa, do Ministério Público e das instituições da sociedade civil, nos casos em que a agressão é constatada.As solicitações externas neste primeiro semestre totalizaram 528 atendimentos. Desse total, foram registrados 234 novos casos gerados a partir de denúncias do disk-idoso (1401) e de denúncias apresentadas na própria instituição.

Fonte: Amazonia.com
Foto: Luiz Rodrigo Cerqueira de Souza - Olhares.com

12 comentários:

  1. esse tipo de maldade merece cadeia,minha sogra passa por isso todos os dias a filha q mora na casa dela bate xinga coloca pra fora

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    Sou moradora do Conjunto de Flores Quadra F, próximo à minha resideência existe uma casa abandonada sendo utilizada por um dependente químico. Ele dorme durante o dia e após reparar carros próximo ao Picanha Mania da Rua Loris Cordovil pela parte da noite utilizada a droga e vai para este lugar - oferecendo perigo à comunidade. É conhecido por neguinho mas seu nome é Luiz. Por favor me ajudem anjos guerreiros.

    ResponderExcluir
  3. Amiga leitora, você deve procurar a polícia e fazer a denúncia por escrito. Solicite manter-se anônima, se assim preferir.

    Volte sempre!
    Carmen e Maria Célia

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    Na rua onde moro, há uma moça chamada Márcia, seus pais já são falecidos, ela é deficiente e passa por privaçoes (fome e fica presa sozinha em casa) ela deve estar pesando em torno de 30Kg seus irmãos recebem a pensão, essa moça precisa de ajuda urgente antes que morra, nós não conseguimos alimentá-la pois não temos como entrar em sua casa,e outra vc`s podem ajudá-la a ter carinho, pois é uma pessoa mitotriste, na verdade ela não tem ninguém nos ajude por favor.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Na rua onde moro (rua santa isabel n278 centro - próximo ao colegio fárias de brito), há uma moça chamada Márcia, seus pais já são falecidos, ela é deficiente e passa por privaçoes (fome e fica presa sozinha em casa) ela deve estar pesando em torno de 30Kg seus irmãos recebem a pensão, essa moça precisa de ajuda urgente antes que morra, nós não conseguimos alimentá-la pois não temos como entrar em sua casa,e outra vc`s podem ajudá-la a ter carinho, pois é uma pessoa mitotriste, na verdade ela não tem ninguém nos ajude por favor.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde!

    A Márcia pede ajuda, ela passa o dia todo trancada em seus quarto segundo informações quando ela está mesnutruada, fica fedendo ao redor de sua resisdencia, o cheiro é forte que chega a incomodar a visinhaça, ela mora na Rua santa Isabel n280 centro próximo ao colégio farias brito. nós moradores estamos pedindo ajuda aos anjos, pois essa moça, precisa de atenção já que a família recebe a pensão dela e a mesma passa fome,sede, por gentiliza ajude a salvar esta probre moça.

    ResponderExcluir
  7. A Márcia pede ajuda, ela passa o dia todo trancada em seus quarto segundo informações quando ela está mesnutruada, fica fedendo ao redor de sua resisdencia, o cheiro é forte que chega a incomodar a visinhaça, ela mora na Rua santa Isabel n278 (corrigindo)

    ResponderExcluir
  8. sempre fico triste e chateada com maus tratos de pessoas principalmente idosos.um dia todos vamos
    ser idoso e se tivermos o previlegio de estarmos vivos. que possamos nos amar +
    gostaria que vcs me informase sobre trabalho voluntario c/ idosos como eu faço??

    ResponderExcluir
  9. Olá, você deve procurar um lar de idosos e se informar como fazer.
    Lá eles dirão se precisam de voluntários e onde ir se não necessitarem e certamente indicarão onde deve se dirigir e o que é preciso.
    Parabéns, vá em frente.
    Abraços
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  10. Anônimo

    Estou constrangido pelos maus tratos que minha mãe vem tendo´por parte de meu irmão mas novo é degradante,humilhante e eu não podendo fazer nada uma vez que a mesma o autorizou.
    desculpas desse humilde filho de DEUS.

    ResponderExcluir
  11. Me chamo alguem que esta muito precupado com uma senhora de nome josefa,que mora na rua 27 casa 16 lirio do vale 2,essa senhora tem um filho com nome de marcos que e aviciado em trogas e nao trabalha e o mesmo tem um filho que e criado pela d.josefa,eu moro proximo da casa de dona josefa e acompanhor o sofrimento dessa senhora com as acresois verbas e maus trado que esse filho dela faz e alen disso eu ja ouvi a mesma reclama dos dinhero que esse filho dela furta para compra drogas para ele fuma,eu espero um providencia das autoridade para isso nao vin se torna coisas piores porque esse marcos quando esta drogado se torna um cara muito violento com dona josefa,nessas horas ja me deu vondade de faze justica com as proprias maos mais eu ainda acretido na justica desse meu pais e a mesma vai torma todas proverdencias em relacao a esse filho engrato que nao ta valor para a coisa mais preciosa do mundo que e a mulher mae.

    ResponderExcluir
  12. Procure as autoridades competentes e denuncie urgente. O que espera ainda?

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.