quarta-feira, 29 de julho de 2009

Índia: durante eclipse, pais enterram crianças com deficiência na lama em busca de cura


RIO - Autoridades indianas investigam relatos de que cerca de 60 crianças com deficiência física e mental, com idades entre 2 e 7 anos, foram enterradas na lama, até o pescoço, durante o eclipse total do sol ocorrido nesta semana, numa tentativa de cura, segundo a CNN e o jornal "Times of India". V. Anbu Kumar, comissário adjunto do distrito de Gulbarga, no estado de Karnataka, onde a prática é realizada, disse à CNN que todos que estavam no local, fugiram quando ele chegou com a polícia. Ninguém foi preso. Kumar disse que autoridades estão lançando uma campanha de conscientização para evitar tal prática. A lama é considerada sagrada na Índia.
A região de Norte Karnataka é conhecida por cultivar tradições peculiares, como largar crianças do topo de igrejas. Antes do nascer do sol, os homens começam a cavar pequenas covas, onde as crianças são colocadas em seguida, mantidas por seis horas e retiradas somente após as 10h. Sem conseguir se mover, muitas delas choram.
O "Times of India" conta que o pai Mohammad Moinuddhin, do distrito de Raichur, levou sua flha de seis anos para Gulbarga. Mohammad disse ao jornal indiano que a menina nasceu sem conseguir mexer as mãos e os pés, mas que havia milagrosamente curada após ser enterrada na lama durante um eclipse ocorrido em 2008. Ele levou a menina ao local novamente por acreditar que repetindo o ritual ela ficaria ainda melhor. Até o ano passado, Mohammad levava a filha a diversos médicos e nenhum sabia dizer qual era o problema da menina.
O eclipse de quarta-feira reacendeu algumas superstições na Índia, entre elas a de que grávidas devem evitar dar a luz durante um eclipse. Astrólogos indianos também aconselham gestantes a ficarem em casa durante o fenômeno.
- Pode não causar dano físico ao bebê, mas pode afetar a personalidade da criança - disse à CNN R.K. Sharma, que se define como um astrólogo


Um eclipse solar, disse ele à emissora americana, enfraquece o deus sol temporariamente devido ao encontro com o dragão Rahu.
- Banhar-se em rios e lagoas sagradas durantes esse momento ajuda a proteger a saúde e a desenvolver a positividade e forte força de vontade - explicou.
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.