segunda-feira, 27 de julho de 2009

Turismo sexual é combatido


´Criança não é atração turística!´ é o tema da Campanha de Combate ao Turismo Sexual Infanto-juvenil

A conscientização da população, através de campanhas, manifestações, panfletos, informações, entre outros, é fundamental para o combate à violência e exploração sexual infanto-juvenil, crimes que vitimizam milhares de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. Somente este ano, de janeiro a 19 de julho, através do disque denúncia nacional (100), foram recebidas e encaminhadas 1.259 denúncias relacionadas à problemática no Ceará.
Dados da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, mostram que o Ceará é o sexto do País no ranking de denúncias para cada grupo de 100 mil habitantes no período de maio de 2003 a junho de 2009. Está abaixo de Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. No ano de 2008, o Disque 100 recebeu 3.200 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes oriundas do Ceará, enquanto que do Brasil todo foram contabilizadas 32.588 denúncias.
A Campanha “Criança não é atração turística!”, de Combate ao Turismo com Motivação Sexual Infanto-juvenil, é mais uma ação que veio para somar na luta contra essa ação criminosa na Capital e no Estado.
Lançada no último sábado à tarde pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Emprego e Renda, da Câmara Municipal de Fortaleza, a campanha é voltada para o público visitante da cidade. No lançamento, que aconteceu com caminhada na Avenida Beira Mar, foram distribuídos panfletos, além de realizadas abordagens seguras, com orientações sobre o crime de envolver crianças e adolescentes em exploração sexual.
Cerca de 150 pessoas estão envolvidas na campanha que prossegue durante todo o mês de agosto, período da chegada de turistas internacionais. Participam as Secretarias de Turismo do Governo do Estado e da Prefeitura, Conselho Tutelar, Fundação da Criança e da Família Cidadã, Associação Brasileira das Agências de Viagem e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

FIQUE POR DENTRO
436 municípios do Nordeste são destinos preferenciais
O Brasil é um destino bastante conhecido no mundo para a prática da exploração sexual infanto-juvenil.Esta prática existe em, pelo menos, 930 municípios do Brasil, dos quais 436 são destinos turísticos do Nordeste. Estudo mostrou ainda que um quinto das cidades do Brasil possuem redes organizadas de prostituição de menores Apontam 110 rotas internas de mulheres e menores de idade para propósitos sexuais; e 131 rotas internacionais que abrangem o Brasil para essa prática.
Onde denunciar:
Disque-denúncia Brasil – 100Fortaleza – 0800 285 0880.Interior – 0800 285 1407.A ligação é gratuita, sigilosa e o serviço funciona 24h


Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.